É possível um mundo sem comunicação?

Difícil imaginar a vida sem conversas, leituras, mensagens… A relevância da comunicação pode ser notada desde um simples aviso no elevador, até a leitura no jornal, o anúncio de um produto ou sendo usada para adaptar a rotina em meio a pandemia. A comunicação está em todas as partes, em todos os momentos do dia. No âmbito empresarial, portanto, não poderia ser diferente. Por isso, é fundamental continuar a empregar esforços para que a comunicação não pare nem mesmo num momento de crise como o de agora.

É importante que as empresas, não importa o tamanho, entenda o poder dessa ferramenta. Trabalhar a comunicação em todos os âmbitos de um negócio sempre vai trazer benefícios. Seja interna para criar um ambiente coeso e agradável, ou externa para chegar até seu público. Uma empresa que se preocupa com o seu cliente, tanto ouvindo quanto estando próximo por meio da comunicação, só tem a ganhar. É uma troca rica e saudável.

Dedicar-se a isso em momentos de adversidade pode ser uma das principais maneiras de se colocar disponível junto às pessoas, mesmo precisando manter o distanciamento, como atualmente. Comunicar é saber usar o potencial de cada uma das ferramentas e plataformas ao máximo. É uma forma de encurtar caminhos, derrubar barreiras e criar empatia. Pensar em comunicação é abrir portas para novas oportunidades. É dividir com quem sempre está com você e com aqueles que podem chegar para agregar ainda mais.