Qual a diferença entre fazer uma assessoria de imprensa para pequenas e médias empresas e uma grande? Para um bom profissional de relações públicas, praticamente nenhuma. O objetivo da assessoria de imprensa é conectar a empresa com a mídia e com os seus públicos alvo. A ideia é chancelar o nome, fazê-lo crescer e torná-lo mais conhecido. No caso das marcas maiores, que já têm nome, é não sair da mídia e serem sempre lembradas. Portanto, o dia a dia de divulgação é o mesmo, não importa o tamanho do cliente. 

No entanto, marcas menores, profissionais liberais, instituições, por exemplo, nem sempre priorizam a assessoria de imprensa. As razões são as mais variadas: desconhecimento de como é o trabalho de RP, custo, foco somente em mídias sociais. Mas atualmente é possível encontrar agências com fees que caibam no bolso. Com estruturas menores, conseguem adequar custos e demanda de maneira que todos saiam ganhando. 

Com o trabalho na mídia, o nome cresce, ganha evidência e ainda aumenta o ranqueamento no Google. Isso ocorre porque ao ter o nome nos veículos de comunicação, é mais facilmente encontrado na hora da busca. E o profissional de RP pode fazer ainda mais pelo cliente, como zelar pela marca, evitar crises e, caso ocorra, geri-las, organizar eventos, gerir contatos e relacionamentos, lidar com críticas e comentários… enfim, é um especialista em comunicação que estará trabalhando por e pela marca. Não importa o tamanho dela!